Casa da Citânia, em Vila Verde

Centro de Estimulação para Pessoas com Demência / Centro da Mente

O reforço de serviços personalizados para apoio a doenças mentais é uma das mais recentes apostas do CSVH, que pretende abrir a Casa da Citânia.

A Casa da Citânia tem como objetivo promover a implementação de programas de promoção do bem -estar e da saúde mental da população e da prevenção, tratamento e reabilitação das doenças mentais;

A Casa da Citânia desenvolverá uma USO – Unidade Sócio- Ocupacional para 30 pessoas que tem como finalidade o apoio e reabilitação psicossocial e nas atividades de vida diária, com vista a desenvolver e preservar o equilíbrio da pessoa com doença mental, por forma a melhorar ou manter a qualidade de vida dos doentes nas suas atividades, prevenindo a deterioração das suas capacidades e estimulando a sua recuperação.

A Casa da Citânia terá uma EAD – equipa para apoio domiciliário em Psiquiatria e Saúde Mental e estima acompanhar cerca de 8 doentes/dia. Esta equipa, multidisciplinar, vai providenciar serviços personalizados, de acordo com as necessidades de cada utente, no seu domicílio e de modo intensivo.

O projeto visa diminuir os internamentos de doentes sinalizados, garantir o tratamento farmacológico, garantir apoio psicossocial aos doentes e famílias. Também a promoção do treino relativo às atividades de organização e gestão da vida diária e cidadania, a garantia da progressiva inserção social e ocupacional dos doentes.

Futuras Instalações na freguesia de Ponte S. Vicente

facebook