Casa da Citânia, em Vila Verde

Centro de Estimulação para Pessoas com Demência / Centro da Mente

A Saúde Mental diz respeito a uma situação de bem-estar físico, mental e social. Não há saúde física sem saúde mental e, o que não se resolve na mente, o corpo pode transformar em doença. A saúde mental é então fundamental para o bem-estar das pessoas e é indivisível da saúde em geral.
Segundo a Direção Geral de Saúde, o registo de utentes com perturbações mentais nos cuidados de saúde primários tem vindo a aumentar desde 2011, no que diz respeito às perturbações de ansiedade, às perturbações depressivas e às demências.
Por outro lado, é notório o envelhecimento exponencial da população e, consequentemente, regista-se também um aumento de patologias neurodegenerativas (demências), que se sabe serem muito limitadoras em termos de autonomia pessoal e qualidade de vida, quer para o utente quer para familiares e cuidadores em geral. São vários os pedidos de ajuda que chegam a esta Instituição por parte de familiares e/ou cuidadores que não têm conhecimentos nem meios para lidar com o problema.
De olhos voltados para o território e para a as necessidades da população, o Centro Social do Vale do Homem pretende estruturar um apoio sólido e eficaz para este tipo de problemáticas. Através das parcerias já estabelecidas, o CSVH quer reaproveitar o edifício de uma antiga escola, em Ponte S. Vicente (Vila Verde) – que se situa num ponto estratégico para a ligação entre os municípios de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. Esse edifício será destinado à criação de uma unidade socio-ocupacional, com capacidade para acolher 30 pessoas na área da saúde mental, 30 pessoas na área específica da demência e, ainda, acompanhamento de 8 utentes por dia em regime de serviço de apoio domiciliário (SAD). Este projeto estará integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental (RNCCI-SM).

Futuras Instalações na freguesia de Ponte S. Vicente

facebook