Grupo Folclórico do Vale do Homem

Fundado em Outubro de 2008, o Grupo Folclórico do Vale do Homem (GFVH) fez um importante trabalho de recuperação de danças e cantares, há muito tempo esquecidos.

Formado por várias pessoas do território do Vale do Homem e concelhos periféricos, contando com elementos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Ponte da Barca, assumindo-se como um dos principais dinamizadores culturais do Vale do Homem.

Conta com 10 anos de existência ininterrupta e com um livro publicado em 2018 sobre a história deste grupo. Podemos encontrar em cada página do seu livro a dedicação e o amor que tão bem O identificam. Feito de pessoas para pessoas.

O Grupo Folclórico do Vale do Homem é aquele que mais tem contribuído para a afirmação das nossas tradições, que representa os valores fundamentais da nossa cultura popular, dedicando-se ao desenvolvimento e preservação do património cultural da região do Vale do Homem.

O GFVH é organizador de dois festivais de folclore: o Festival de Folclore do Vale do Homem e Cávado que é o festival de folclore mais icónico do concelho de Amares; e o Festival de Folclore do Vale do Homem que é hoje uma referência para quem segue o folclore e a cultura musical.

Contato para atuações

  • Drª Marta Soares: 938250577

marta.soares@csvh.pt

PRÓXIMAS ATUAÇÕES DO GRUPO FOLCLÓRICO DO VALE DO HOMEM
22.04.2018 - VI Festival de folclore do Vale do Homem - Amares
20.05.2018 - IV Festival de folclore do Vale do Cávado e Homem - Amares
03.06.2018 - Festival folclórico do Rancho de Fonte Angeão - Vagos, Aveiro
19.08.2019 - Festival de folclore em Carrezedo - Amares
Data a definir - Festival Folclórico de Terras de Bouro - Terras de Bouro

Grupo Coral do Vale do Homem

O Grupo Coral do Vale do Homem (GCVH) iniciou a sua atividade em Maio de 2014 e conta com a presença de 25 elementos. Atualmente conta com quase 50 elementos. O seu nome advém da instituição fundadora: o Centro Social do Vale do Homem.

Fruto do impulso religioso dos utentes e dos longos anos de prática religiosa, a direção do CSVH sensível a esta questão incluiu no seu plano de atividades a prática religiosa, contando com uma eucaristia mensal, a cargo do seu Capelão, o Pe. Carlos Lopes. Desta forma, sentiu-se igualmente necessário a inclusão de um grupo coral constituído pelos utentes e colaboradores do CSVH.

Desde então, este grupo tem vindo a organizar o encontro de coros, bianual, convidando outros grupos corais da região. O Encontro de Coros do Vale do Homem é padrão de excelência para a cultura musical da região.

O GCVH para além das atuações internas, participa nas diversas atividades do foro musical da região.

ana.barros@csvh.pt

Grupo de Teatro do Vale do Homem

O Grupo de Teatro do Vale do Homem foi fundado em Janeiro de 2016, depois de uma atividade integrada no aniversário do Centro Social do Vale do Homem realizada por alguns dos colaboradores. O regozijo dos presentes foi notório e assim se decidiu fundar o grupo de teatro. Desde então é composto por colaboradores, utentes e órgãos sociais.

As atuações deste grupo estão, ainda, dentro de portas, presente nas diferentes atividades do Centro Social do Vale do Homem.

O grupo de teatro contagia todos os que vislumbram as suas peças, tornando o dia dos utentes dos Lares e Apoio Domiciliário mais alegre e cheio de surpresas.

rui.silva@csvh.pt

facebook