Casa da Alegria, em Vila Verde

Casa da Alegria

O envelhecimento da população é atualmente um dos fenómenos demográficos mais preocupantes nas sociedades modernas e atinge índices elevados em todo o país. No concelho de Vila Verde, este índice é igualmente elevado e tem vindo a sofrer um agravamento progressivo. O aumento da esperança média de vida e consequente envelhecimento populacional tem consequências importantes ao nível da saúde pública, nomeadamente, a maior prevalência de problemas neurodegenerativos (demências), uma vez que estes incidem maioritariamente na população idosa.
Tendo em conta os aspetos anteriormente mencionados, foi diagnosticada a necessidade de criação de um lar e centro de dia para pessoas com a doença de Alzheimer e outras demências – a Casa da Alegria.
A Casa da Alegria é um projeto inovador, dada a sua área de intervenção e público-alvo, não só no concelho de Vila Verde, como nos concelhos limítrofes. Pretende-se criar uma resposta diferenciada e integrada, através de uma abordagem multidisciplinar e simultaneamente personalizada, de acordo com a realidade pessoal, familiar, social, psicológica e situacional de cada utente em particular. Para tal, serão criadas as condições necessárias à realização de uma intervenção efetuada por técnicos competentes e especializados nas diversas áreas de atuação, com o principal objetivo de retardar os efeitos da evolução deste tipo de patologias e, assim, promover a autonomia e consequente melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos utentes.

facebook