VHS | Vale do Homem com Saúde

O projeto Vale do Homem com Saúde (VHS) é uma iniciativa pioneira, que surgiu da avaliação de várias carências identificadas na região. Essas lacunas relacionam-se com o parco acesso a cuidados de saúde por vários motivos, entre eles, a inexistência de médicos de família suficientes nas unidades de saúde para responder eficazmente às necessidades da população; a escassez de transportes públicos em determinadas regiões; recursos económicos insuficientes para suportar custos associados a transportes, consultas médicas ou serviços de enfermagem.

Este projeto, de intervenção social e comunitária, permitiu dar uma importante resposta às populações desta região, através da realização de rastreios de enfermagem gratuitos em diversos parâmetros de saúde. Para além disso, são também objetivos do projeto, promover a educação para a saúde, a realização de consultas médicas, prescrição de fármacos e prestação de outros serviços de saúde, como rastreios visuais e auditivos gratuitos.

O VHS está presente em 22 juntas de freguesia dos concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Braga, proporcionando cuidados de saúde a cerca de 3000 pessoas por ano.

facebook