EM 2024, o Centro Social Vale do Homem vai investir mais de 320 mil euros em eficiência energética e cibersegurança, que irão permitir a poupança energética e redução da emissão de CO2 na instituição. Rede informática será também reforçada.
O Centro Social Vale do Homem (CSVH) vai investir, em 2024, mais de 320 mil euros em eficiência energética e cibersegurança, que irão permitir a poupança energética e redução da emissão de CO2 na Instituição, bem como a implementação de uma estrutura da rede informática mais estável e robusta que reforçará a segurança dos sistemas.
No que diz respeito à eficiência energética, a implementação deste projecto será possível no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR – Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços e que tem como objectivo a criação de condições que permitam tornar as instituições cada vez mais eficientes na vertente energética, através da melhoria técnica dos edifícios e infra-estruturas.
Entre outras medidas já existentes, serão colocados 140 painéis fotovoltaicos na Instituição – a serem instalados na cobertura dos edifícios do Centro Social, Lar das Termas e Casa da Alegria – sendo que com esta medida conseguir-se-á obter uma poupança anual em cerca de 8.500 euros, para além do contributo ambiental com a utilização destas energias renováveis.
No felizMENTElar aquando da sua edificação, em 2022, foram instalados 36 painéis fotovoltaicos. Para Jorge Pereira, presidente do CSVH “ a implementação de um projecto integrado de racionalização energética é fundamental nos dias de hoje”.
“As Instituições têm, cada vez mais, de ter como prioridade a sustentabilidade ambiental, trabalhando, em conjunto, não apenas para a redução da fatura energética mas, acima de tudo, para uma economia de baixo carbono. Queremos ser uma instituição cada vez mais amiga do ambiente”, sublinhou. Reforça, ainda que “ este projecto não se esgota apenas na implementação de painéis fotovoltaicos e que este trabalho de sustentabilidade ambiental já se iniciou com a aquisição, este ano, de quatro viaturas 100% eléctricas, que permitem atingir emissões zero de CO2”. “Em 2024, iremos adquirir mais quatro, todas elas para utilização do Serviço de Apoio Domiciliário, que obriga a várias deslocações diárias e algumas mais longínquas”.
Relativamente ao reforço da cibersegurança e novo hardware do equipamento informático em toda a instituição e com investimento financeiro próprio, Jorge Pereira afirma ser “ uma área a que agora se dá redobrada atenção depois das notícias mais recentes dos ataques informatícos a diferentes instituições”. Novas medidas ajudarão, por exemplo, no cumprimento da Lei Geral de Protecção de Dados (LGPD).
Para 2024, o CSVH pretende continuar a reforçar os grandes eixos estratégicos que tem vindo a desenvolver, nomeadamente na valorização efectiva dos Recursos Humanos bem como apostar na coesão territorial e social prestando apoio e alargando as respostas a outros concelhos como foi o caso do alargamento na Póvoa do Lanhoso.