Casas da Aldeia
As Casas do Minho são residências de autonomização e inclusão que funcionam com um sistema de ‘cohousing’. Este projeto inovador irá nascer no concelho de Barcelos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este projeto do CSVH assenta na construção de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de ‘cohousing’, um modelo sustentável de habitações colaborativas. O seu principal objetivo é dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo.
Projetos Financiados
Respostas Sociais
CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
Assenta na criação de um modelo centrado em facilitar e mediar percursos de aprendizagem e de inclusão que possibilitem um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades. Defende que as atividades ocupacionais não são um fim em si mesmo, mas antes um meio de capacitação para a inclusão, e uma resposta que capacita e maximiza as possibilidades e oportunidades de participação social e económica das pessoas com deficiência.
RAI – Residência de Autonomização e Inclusão
O propósito da Residência de Autonomização e Inclusão baseia-se em disponibilizar alojamento e apoio residencial, em apartamentos, a pessoas com deficiência ou incapacidade, com aptidão para viver de forma autónoma. O seu principal objetivo é, mediante apoio individualizado, proporcionar condições para a concretização de um projeto de vida autónomo e inclusivo.