Nota de Imprenssa – 26 janeiro 2024
O concurso para construção de residências de autonomização e inclusão (RAI) pelo Centro Social Vale do Homem (CSVH) já se encontra publicado em Diário da República.
O financiamento associado a este projeto do CSVH foi de 958.500€, mas o mesmo obteve majoração de 20% pelo Plano de Resiliência e Recuperação (PRR) ficando no valor total de 1.150.200€.
As RAI terão como principal objetivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo, nomeadamente através da formação, apoio nas atividades de vida diária, integração no local de trabalho, entre outras ações.
Para Jorge Pereira, Presidente do CSVH “ o lançamento deste concurso é um passo muito importante para começarmos a ver este projeto como uma realidade. As “Casas do Minho”, nome deste mesmo projeto, a serem construídas em Barcelos, assenta na construção de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de cohousig, um modelo sustentável de habitações colaborativas.”
Reitera, ainda, “que é um projeto inovador e único a nascer em Barcelos, onde queremos também fazer a diferença porque ainda não existem respostas de RAI nesse concelho. Para o desenvolvimento deste projeto diferenciador será, obviamente, também necessário o apoio de empresas e associações, através de parcerias, que nos ajudem a incluir estas pessoas no mundo do trabalho, entre outras atividades.”
Para o CSVH o país deve estar preparado para o aprofundamento do exercício do direito das pessoas com deficiência e cabe às Instituições – com o apoio do Governo – definirem áreas estratégicas que efetivamente sejam diferenciadoras na inclusão para uma melhor sociedade.
Prevê-se a conclusão das Casas do Minho em finais de 2025.