12 Novembro – Correio do Minho
Maria Gonçalves, utente do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) do Centro Social Vale do Homem (CSVH), sediado em Vila Verde, celebrou, no domingo, 104 anos.
Após o cântico de parabéns, família e colaboradores brindaram à saúde da aniversariante e sentiram a alegria imensa de Maria Gonçalves pela comemoração deste dia.
Funcionárias do SAD, durante o aniversário, relembraram algumas memórias desta utente referindo que “a D.ª Maria não dispensa a sua manta nas pernas, faça chuva ou faça sol, a sua mesa com a garrafa de água e, embora já não escolha a sua roupa, se não lhe agrada como as colaboradoras do SAD lhe preparam as coisas reclama logo”.
“Com uma pele e um carisma que faz inveja a pessoas mais novas, a Maria mostra-nos a melhor versão do cuidar e amar. Inspira-nos a sua história de vida e a sua forma de ser. A sua gargalhada e carinho são incomparáveis, dando-nos a certeza, todos os dias, de que fazemos o que realmente gostamos”, afirmaram.
Todos os presentes congratularam a utente pelo seu longo percurso e bonita história, estando o CSVH “particularmente feliz por assinalar mais de um século de vida desta utente, sinónimo também de partilha, felicidade, confiança e bem cuidar”.
O CSVH tem respostas sociais nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro e Vila Verde, atuando na área social, saúde, saúde mental, educacional/formativo e cultural, através das respostas e serviços de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Equipa de Apoio Domiciliario de Saúde Mental (EAD-SM), Lar e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras Demências, Vale do Homem com Saúde (VHS), Centro de Estimulação da Mente (CEM) e Centro de Reabilitação Motora (CRM).