Casa da Citânia
A Casa da Citânia é um projeto destinado ao cuidado da pessoa com doença mental. Tem como objetivo maximizar a autonomia com incapacidade psicossocial, reforçar as redes de suporte social e promoção das relações interpessoais, promover a integração social e apoiar os cuidadores. A Casa da Citânia tem duas respostas para a área da Saúde Mental: Equipa de Apoio Domiciliário para a Saúde Mental (EADsm) e Residência de Apoio Moderado (RAMo).
Respostas Sociais
EAD - Casa Da
Citânia
A Equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental, está inserida nos Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental. Destina-se a intervir junto de pessoas portadoras de doença mental crónica de evolução prolongada, maiores de 18 anos, que necessitem de programa adaptado ao grau de incapacidade psicossocial, para reabilitação de competências relacionais, de organização pessoal e doméstica e de acesso aos recursos da comunidade, em domicílio próprio familiar ou equiparado, evitando assim a institucionalização.
RAMo - Residência de Apoio Moderado
A residência de apoio moderado é uma estrutura residencial, localizada na comunidade, destinada a pessoas com moderado grau de incapacidade psicossocial por doença mental grave, maior de 18 anos, clinicamente estabilizadas, impossibilitadas de serem tratadas no domicílio por ausência de suporte familiar ou social adequado. Tem por finalidade proporcionar cuidados que permitam a manutenção e o desenvolvimento da funcionalidade existente, proporcionando melhor qualidade de vida e promovendo a integração sócio ocupacional.