Centro Estimulação da Mente
Demência é a deterioração, lenta e progressiva, do desempenho cognitivo e comportamental que condicionam as atividades de vida diárias da pessoa, afetando a sua autonomia.
Habitualmente, os sintomas são perda de memória, desorientação, alterações da linguagem, de personalidade e comportamentais.
Os principais fatores de risco são:
– Idade (mais frequente acima dos 65 anos)
– Género (mulheres têm maior risco)
– Genético (casos mais raros e de início precoce)
– Fatores de risco cardiovascular (Diabetes tipo 2, obesidade, Hipertensão arterial, colesterol elevado),
– Depressão
– Estilos de vida (sedentarismo, consulmo de tabaco, dieta não saudável, traumas cerebrais, hábitos etílicos
Os tipos mais comuns de demência são: Doença de Alzheimer (50-75% ), Demência vascular (20-30%), Demência fronto–temporal (5-10%) e Demência de Corpos de Lewy (< 5%).
O diagnóstico precoce de Demência é de extrema importância pois permite que a pessoa possa planear o seu futuro (cuidados de saúde, património, etc.), obtenha mais informação, aconselhamento e suporte, tenha acesso a terapêuticas existente e a participação em estudos clínicos investigação.
O CEM tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa com alterações cognitivas, assim como dos seus familiares/cuidadores, promovendo a sua funcionalidade, realizando um correto diagnóstico e, posteriormente, definindo e implementando atividades/terapias direcionadas. Pretendemos também fornecer todo o apoio a familiares/ cuidadores e prestar assistência e acompanhamento em processos de final de vida.