RUM – 26 novembro 2023
Hoje são assinalados os 10 anos do primeiro edifício do Centro Social Vale do Homem (CSVH) – denominado Centro Social – localizado em Lanhas, Vila Verde.
O Governo irá fazer-se representar na cerimónia do lançamento da primeira pedra, a 12 de janeiro, das empreitadas do Clube dos Pequenos, nova creche e berçário de Braga, e da Casa Mãe – Quinta do Senhor -, uma estrutura de apoio à deficiência, do Centro Social do Vale do Homem. A informação foi confirmada à RUM pelo presidente da direção do CSVH, Jorge Pereira.
Esta terça-feira, 26 de dezembro, o primeiro edifício do centro, sediado em Lanhas, Vila Verde, celebra 10 anos.
Aos microfones da Universitária, o responsável garante que o balanço ultrapassou as expetativas com 4.990 atendimentos para pré-incrições, 4.100 para Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e 890 para Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). O que se traduz no apoio a “mil famílias”, na região do Vale do Homem, principalmente, nos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
Entre regime de acolhimento e apoio domiciliário, este primeiro edifício do CSVH já conseguiu dar resposta efetiva a 510 pessoas em ERPI e 650 em SAD, com cerca de 1 milhão de refeições confeccionadas que servem, por exemplo, o Lar das Termas.
Para além disso, o Vale do Homem com Saúde (VHS) – projeto do CSVH de intervenção social e comunitária que realiza rastreios gratuitos em diversas áreas da saúde e com equipa especializada – já foi capaz de acompanhar cerca de 35 mil pessoas na comunidade, dos concelhos de Amares, Braga, Vila Verde e Terras de Bouro.
O Clube dos Pequenos entrará em funcionamento até ao final do ano de 2024.
Para 2024, está prevista a inauguração da nova creche e berçário da cidade dos arcebispos, o Clube dos Pequenos. Já a Casa Mãe – Quinta do Senhor, em Vila Verde, uma estrutura de apoio à deficiência composta por um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) com capacidade para 30 utentes e 4 Residências de Autonomização e Inclusão (RAI), tem a sua abertura estimada para janeiro de 2025.
Entre os projetos financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, destaque ainda para as “Casas do Minho”, em Barcelos, residências de autonomização e inclusão com capacidade para 27 utentes portadoras de deficiência ou incapacidade. O concurso, ao que tudo indica, será lançado em fevereiro do próximo ano.
Quanto à cerimónia do lançamento da 1ª pedra do Clube dos Pequenos e da Casa Mãe, irá ocorrer a 12 de janeiro, data do aniversário do Centro Social do Vale do Homem, e contará com a presença de um representante do Governo.
O aniversário do ponto de partida do CSVH arranca pelas 15h00 com um concerto clássico. Às 18h00, está previsto o corte do bolo com toda a comunidade.