02 junho 2023
Teve lugar, no dia de hoje, a assinatura do contrato de financiamento do Plano de Resiliência e Recuperação (PRR) para construção de residências de autonomização e inclusão (RAI) pelo Centro Social Vale do Homem (CSVH).
Esta sessão de assinatura, que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, bem como da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, realizou-se em Lisboa, na Sede da Segurança Social, e teve como presentes diversas Instituições que trabalham na área social e que se tinham candidatado a estes projetos financiados.
O financiamento associado ao projeto do CSVH foi de 958.500€ e tem como principal objetivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo.
Nesta cerimónia de assinatura foi ainda anunciado a majoração de 20% do PRR mais a isenção do procedimento de candidatura ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP).
Para Jorge Pereira, Presidente do CSVH e que esteve presente na cerimónia “ este é um passo muito importante para trabalharmos no sentido de uma maior inclusão na sociedade. Este projeto do CSVH assenta na construção de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de cohousing, um modelo sustentável de habitações colaborativas.”
Reitera, ainda “ que o foco do CSVH foi sempre desenvolver intervenções a diferentes níveis, alinhadas com a estratégia nacional governativa para a inclusão, nomeadamente o envelhecimento ativo e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades.”
No âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e de respostas sociais do PRR, e a nível nacional, foram apresentados 24 projetos, para criação de 188 lugares, num investimento total de mais de 8 milhões.